terça-feira, 13 de julho de 2010

Rumo ao Alqueva

O destino estava traçado e as gentes estavam alinhadas. Assim, na madrugada do dia 6 de Julho, mais de 200 Envendenses iniciaram viagem rumo ao Alqueva. O passeio organizado pela Junta de Freguesia de Envendos estava aberto a todos os Envendenses aposentados e foi com o objectivo de lhes proporcionar uma viagem onde pudessem apreciar riqueza cultural e paisagística que o destino foi escolhido.

Os habitantes de Envendos seguiram em quatro autocarros de turismo alugados pela Junta de Freguesia e tiveram a primeira paragem na localidade de Fortios. Nesse local, todos optaram por tomar o pequeno-almoço que haviam preparado, ganhando assim a energia necessária para viver com boa-disposição esta viagem. Deste ponto, os viajantes seguiram até à Marina da Amieira, localizada na Albufeira do Alqueva, onde puderam observar o cais onde se encontravam ancoradas diversas embarcações.

Da Marina, seguiram todos para o ponto alto da viagem: a Barragem do Alqueva! Aí, os viajantes tiveram oportunidade de contemplar a beleza deste lago artificial, conhecido como o maior lago artificial da Comunidade Europeia. Este cenário de paz e tranquilidade convidou os participantes para o almoço. Assim, dirigiram-se em seguida para as instalações da Junta de Freguesia do Alqueva , onde foram simpaticamente recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Alguns participantes optaram por fazer um piquenique à sombra das árvores e outros almoçaram nas instalações cedidas pela Junta de Freguesia do Alqueva. Após o almoço, dois acordeonistas animaram o início da tarde com música tradicional que foi o mote para o baile que se seguiu. Os Envendenses seguiram a música e foi com alegria e entusiasmo que estes bailaram tarde fora.

Após este almoço convívio, os participantes tomaram novamente os seus lugares nos autocarros, onde seguiram acompanhados pelos referidos acordeonistas que marcaram presença desde o inicio da viagem, e foram até à Aldeia da Luz e depois a Monsaraz, onde puderam passear pelas bonitas ruas do Castelo.

O dia ia longo e a alma vinha cheia. Uma última paragem para um lanche, antes do regresso às terras de Envendos. No final, todos se mostraram satisfeitos com o passeio escolhido e com o convívio que o mesmo proporcionou. A Junta de Freguesia de Envendos agradece especialmente ao Presidente da Junta de Freguesia de Alqueva pela disponibilidade e entusiasmo com que recebeu os Envendenses e agradece naturalmente aos Envendenses que compareceram neste passeio com alegria e boa-disposição.

Segue slide:


O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos

João Luís Pereira

1 comentário:

  1. É com satisfação que registo a vossa satisfação pela recepção que tiveram na Aldeia de Alqueva. Pois outra coisa não seria de esperar dado que é um dos lemas daquele povo é a Hospitalidade. Só um pequenito promenór: Não travistam o nome de Alqueva PF. Pois ela é uma senhora bem feminina e não um travesti com nome de menina.Pois deve se escrever e ler; Freguesia de Alqueva, Aldeia de Alqueva ou Barragem de Alqueva. Pois na minha cédula de Nascimento está escrito: Nascido na freguesia de Alqueva. Desculpem a intromissão mas foi apenas para fazer esta pequenita correção e voltem sempre com saude que serão sempre recebidos com amizade.

    ResponderEliminar