sábado, 24 de julho de 2010

Estado e condições de circulação na EN 351 e EN359

Para:

E. P. Estradas de Portugal

(Relações Públicas)

Praça da Portagem

Pragal

2809-013Almada


FREGUESIA DE ENVENDOS
Contribuinte n.º 507479084

C/C; E.P. – Estradas de Portugal, S. A.

Exmo. Senhor Eng. Alcindo Cordeiro

Delegação de Santarém EP

EN 3, Km 40.200, São Pedro

2000 – 655 Santarém

Assunto: Estado e condições de circulação na EN 351 e EN 359

Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, fazendo eco das diversas reclamações que me vão chegando dos utentes da EN 359 ??, encontro-me preocupado pelas condições de circulação e segurança a que estão sujeitos os condutores ao percorrerem o troço entre Envendos e o Nó da A23, pelos motivos que se apresentam:

• Como é sabido, a referida estrada possui uma plataforma muito reduzida, não permitindo que dois veículos se cruzem com segurança, muito menos, quando se tratam de veículos pesados, cujo tráfego é muito significativo;

• Em tempos, a Estradas de Portugal, através da empresa de conservação corrente, para dar um pouco mais de largura e segurança à estrada procedeu à pavimentação das bermas com massas a frio, cujo melhoramento (?), na altura, nos deixou satisfeitos. Porém, passado algum tempo, as massas colocadas começaram a desagregar-se, muito provavelmente, porque os condutores na presunção de que aquilo era estrada firme (o que não se verificou), passaram a recorrer a essa sobre largura para garantia de segurança no cruzamento de veículos. No nosso entendimento, de pessoa comum, não de técnico, o problema reside na falta de capacidade de resistência dos solos das bermas às cargas rolantes, nomeadamente, do tráfego pesado.

Sem querermos “meter a foice em seara alheia”, julgamos que enquanto nas bermas não for aberta uma caixa com saneamento e substituição dos solos actuais por material apropriado e devidamente compactado, o problema manter-se-á.

Por tudo isto, solicitamos a V. Exa. a analise da situação e a ajustada providencia para a sua resolução, uma vez que estamos a ver que a, prometida e desejada, Variante de Envendos não sai do papel.

Com os melhores cumprimentos


O Presidente
(João Luís Pereira)

Sem comentários:

Enviar um comentário