sábado, 7 de agosto de 2010

Recolocação de Médico na Freguesia de Envendos

Carta enviada ao Exmo Senhor Dr. Brandão – Director Executivo

ACES-PIS, Apartado 42

6150 – 909 Proença-a-Nova

Exposição / Requerimento


Exmo. Senhor Presidente,

Apresentando os meus respeitosos cumprimentos, na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, venho por este meio expor e requerer a V.Ex.(a) o seguinte:

Até ao passado mês de Junho, a freguesia de Envendos era servida por um médico em permanência, o Dr. Vítor Gaspar, que assegurava a realização de consultas aos habitantes da freguesia, cinco dias por semana, nas instalações da Casa do Povo. Sucede que por motivos de reforma deste médico, actualmente os habitantes da freguesia de Envendos deixaram de ter acesso às consultas médicas na freguesia. Ora, a existência de médico permanente para realização de consultas verifica-se há décadas, estando os habitantes da freguesia desde sempre habituados a puderem recorrer a este tipo de assistência médica e não dispondo de qualquer alternativa a este tipo de consultas, uma vez que o centro de saúde mais próximo se localiza na vila de Mação, a cerca de 30 km de Envendos. Ora, sendo a população de Envendos uma população grandemente envelhecida, é muito difícil aos nossos idosos realizarem esta deslocação porque não dispõem, em grande parte, de viatura própria, nem de recursos económicos que lhes permitam assegurar a deslocação até Mação, em transporte alugado.

Assim e como até ao momento nenhuma solução foi proposta no sentido de assegurar a substituição do médico que entrou em situação de reforma, venho apelar a V.Ex.as no sentido de diligenciarem pela resolução urgente deste problema que merece ser atendido.

De facto, tendo em conta as características e dimensão da freguesia de Envendos, entendo existir o direito à permanência de médico na freguesia com vista à realização de consultas. Vejamos: a freguesia de Envendos tem cerca de 1200 habitantes, é a terceira maior freguesia do Concelho de Mação, tem uma área de 92,86km2 e é composta por 19 aldeias, pelo que deverá ser assegurada a permanência de médico na freguesia num mínimo de 4 dias por semana e idealmente, 5 dias por semana, conforme vinha acontecendo.

A população de Envendos tem-me transmitido as suas queixas desde a saída do médico e mostra-se transtornada, por ainda não ter sido apresentada qualquer solução para o problema. Muitos dos utentes têm-se visto impedidos de ter assistência médica atentas as dificuldades de mobilidade acima citadas e sentem-se afectados na sua dignidade por não terem acesso aos cuidados de saúde que até então ali eram garantidos. A população de Envendos precisa de médico de família e tem-me transmitido essa necessidade diariamente. Assim, venho solicitar-lhes que analisem a questão e que dêem resposta urgente às necessidades da população. Estou certo que é do interesse de todos garantir a prestação de cuidados de saúde a todos os cidadãos, pelo que estou convicto que irão desenvolver os melhores esforços para a resolução desta situação. Fico a aguardar a V/ resposta à exposição apresentada.

Agradecendo antecipadamente a V/ atenção, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

 
O Presidente


(João Luís Pereira)

4 comentários:

  1. Agora sim!

    O Povo da freguesia de Envendos tem acesso aos esforços q tem sido desenvolvidos pelo Presidente da Junta Freguesia, nada a esconder em prol da organização, desenvolvimento e procura de soluções para os problemas q afectam a Freguesia.

    ResponderEliminar
  2. http://www.valescardigos.net

    http://valescardigos.blogspot.com

    http://www.facebook.com/valesdecardigos

    ResponderEliminar
  3. Eu residente na freguesia de Envendos venho através deste Blog agradecer todos os esforços que o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Envendos tem mostrado em prol da nossa terra.
    Apesar de ser doutra cor política, foi bem escolhido para ocupar o lugar que ocupa, sempre activo como podemos confirmar nas cartas que envia para quem de direito e apoio aos eventos.

    ResponderEliminar
  4. Sr Presidente, obrigada pelo esforço e dedicação.
    Um bem-haja.

    ResponderEliminar