quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Discurso ATM

O dia de hoje é uma realidade que há muito eu vinha sonhando. O percurso que tracei desde o dia 7 de Dezembro, data em que a nossa freguesia viveu esse infeliz episódio do furto da caixa multibanco, tem hoje os seus frutos aqui bem visíveis diante de nós.

Desde esse dia 7 de Dezembro desenvolvi todas as diligências para recuperar aquilo que nos tinham tirado. Desde logo, colaborando com a GNR para efeitos de apresentação de queixa-crime, a qual, infelizmente, nenhum consolo trouxe pois a mesma foi surpreendentemente arquivada por falta de provas.
Mas isso não travou o que eu já havia projectado pois desde logo tomei consciência que a nossa freguesia que já vinha fazendo uso do multibanco há vários anos, não podia ficar sem este equipamento. A partir daí começou a minha luta para o recuperar. E acreditem que foi mesmo uma luta! Efectuei centenas de contactos telefónicos, escrevi inúmeras cartas e participei em diversas reuniões em vários pontos do país. Quando não me atendiam ou não respondiam aos meus contactos, eu mesmo me dirigia a cada entidade, pois não podia permitir que os Envendenses ficassem sem uma resposta.

O processo de reinstalação do multibanco na nossa freguesia foi assim longo e difícil pois envolveu a negociação com diversas entidades bancárias a fim de averiguar o seu interesse na instalação do equipamento. Assim, a minha missão foi no terreno: saí do gabinete e fui pessoalmente, banco a banco, averiguar o interesse e as condições praticadas por cada um, de modo a escolher a opção que mais interessasse à Freguesia de Envendos.

No âmbito desse processo negocial, tive o gosto de conhecer o Sr. Luís Alves, gerente do balcão do Banco Santander Totta no Rossio ao Sul do Tejo que se revelou fundamental na conclusão deste processo. Foram muitas as conversas e reuniões com os representantes do Banco e ao fim de alguns meses, conseguimos que o Banco Santander Totta assegurasse a instalação do multibanco na Freguesia de Envendos. Mais, destas conversações e negociações, resultou ainda que, para além da instalação do multibanco, o Santander Totta vai instalar também na nossa freguesia uma loja do promotor que assim poderá acompanhar de modo mais próximo todos os seus clientes na freguesia de Envendos. Agradeço assim ao Santander Totta o seu interesse em instalar o seu equipamento na nossa freguesia e ao Sr. Luís Alves agradeço a sua disponibilidade e atenção.

Mas esta era ainda e apenas a primeira fase do processo. Como podem ver neste espaço, a instalação do multibanco implicou a realização de obras técnicas que garantissem a segurança da utilização do equipamento. O orçamento apresentado para tais obras mostrou-se incomportável face ao orçamento da Junta de Freguesia de Envendos mas eu não podia aceitar que isso fosse um impedimento para a instalação do equipamento. E efectivamente não foi. Desde o primeiro momento, a Câmara Municipal de Mação mostrou-se disponível para ajudar a Junta de Freguesia de Envendos, contribuindo financeiramente para a realização destas obras. A ajuda da CMM foi preciosa e permitiu concretizar um projecto que era o sonho de todos os Envendenses e que a Junta de Freguesia de Envendos sozinha nunca teria conseguido assegurar. Agradeço muito a todo o seu executivo, nomeadamente ao Dr. Vasco Estrela, Vice-Presidente e ao Vereador Eng. António Louro, que acompanharam este processo. Tive várias reuniões onde sempre me receberam com grande simpatia e disponibilidade. O Dr. Vasco Estrela fez questão de estar envolvido em todo o processo, visitou as obras e foi por isso também um elemento fundamental na concretização deste projecto. A Junta de Freguesia de Envendos orgulha-se de ter uma boa relação de trabalho com a CMM que mais uma vez aqui se manifestou e reconhece o esforço e empenho de ambas as partes em chegar sempre a um consenso para a resolução de todas as questões.

Muito obrigada à CMM pelo seu contributo financeiro fundamental e pela atenção, empenho e interesse dedicados a este projecto.

A todos os Envendenses: durante muito tempo fui ouvindo os V/ desabafos. Percebi sempre o V/ desespero ao ver que tinham que fazer dezenas de kms para realizar simples operações bancárias, quando antes de 7 de Dezembro, o conseguiam fazer bem perto de casa. Sempre soube que esta questão era de extrema importância para todos e foi sempre meu objectivo devolver-lhes aquilo que lhes tinha sido tirado e é isso que hoje aqui está diante de nós. Agradeço a todos aqueles que acreditaram na minha perseverança e que confiaram na minha competência para a resolução deste problema. Aos que não confiaram e que me diziam que nem daqui a dois anos iríamos ter o multibanco de volta, também lhes agradeço pois também eles me deram força para lutar e hoje posso mostrar-lhes que estavam efectivamente enganados pois com ambição, persistência e muito trabalho, consegui efectivamente trazer de volta este equipamento.

Aqui chegados, estou certo que neste momento todos os Envendenses estão satisfeitos e que irão fazer uso do equipamento que já vinham reclamando há vários meses. A partir de hoje, este está aqui à V/ disposição e estou certo que irá servir para repor a qualidade de vida de todos.

Muito obrigada a todos!

Seguem fotos:






O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos

7 comentários:

  1. O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Envendos (João Luís Pereira), está de parabéns pela luta e esforço que fez para conseguir de volta uma caixa de multibanco.
    Mal estiveram as dependências bancárias instaladas no nosso concelho que não ligaram aos seus clientes residentes na nossa freguesia (Envendos).
    Sr. Presidente pela disponibilidade do Banco Santander Totta, gostaria de ver funcionar uma sua dependência, nem que fossem apenas 4 horas semanais, instalações não faltam em Envendos por ex. o edifício dos CTT.
    Obrigado a todos quantos estiveram envolvidos na recolocação da cx ATM, não vai ser necessário indicá-los uma vez que o n/ presidente indicou-os no discurso.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com o anónimo das 09:04, nós envendenses temos que dar valor a quem nos faz bem, ou seja todos abrirmos uma conta no Banco Santander Totta.

    ResponderEliminar
  3. "todos abrirmos uma conta no Banco Santander Totta"
    Isto é tudo muito bonito,... mas não se esqueça que os Bancos não dão nada a ninguém. Para abrir uma conta são precisos, normalmente, 250,00 €, se não tiver mais produtos, cartões, domiciliação de vencimento, etc. etc. cobram que se fartam pela gestão da conta. Como tal...

    ResponderEliminar
  4. tendo em atenção ao argumento apresentado pelo anónimo q enviou ultimo comentário pergunto eu então "voltamos ao tempo do palheiro, capoeira ou colchão?" Estamos em pleno sec.XXI, se tiver lá dinheiro o banco põem á sua disposição os juros correspondentes á aplicação q fizer,sempre será melhor do q andar preocupado se o palheiro arde, a capoeira cai etc

    ResponderEliminar
  5. Que grande demagogia!!!
    Então diz-se em "todos os Envendenses abrirmos uma conta", ora o que se pretendeu foi chamar a atenção que nem sempre é assim tão linear, isto, como diz: "se tiver lá dinheiro o banco põem á sua disposição os juros correspondentes á aplicação q fizer". Ora aqui está o grande cerne da questão é que nem TODOS tem dinheiro para lá estar aplicado. No tempo do "colchão" no século XX, os Bancos remuneravam os depósitos,no século XXI querem é comissões chorudas!!!

    ResponderEliminar
  6. Então o anónimo pensa que o povo envendense não é esclarecido?!!!!!!!!

    engana-se redondamente!

    Gente esperta, instruída, cautelosa, mas dinamica!

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem!!!
    Sr. Presidente

    ResponderEliminar