Aqui nas nossas aldeias, as famílias e amigos reunem-se e juntos fazem as colheitas. Andam ocupados durante uma ou duas semanas, indo ora para uns, ora para outros, até que todos estejam com as uvas já esmagadas e o sumo a fermentar dentro das talhas. Talhas de barro que dão este sabor tão singular e tão especial ao nosso vinho.
Cedo nos reunimos para começar a apanhar as uvas, o dia começou com fortes indicios de chuva pois o céu estava nublado, dando um certo alívio aos dias de calor que até então se vinham fazendo sentir. Foi "sol de pouca dura" logo que se dissipou o nevoeiro o Senhor Sol começou a castigar-nos as costas com os seus fortes raios. Mas a equipa de trabalho era boa, também fomos ajudados por uma vara de javalis que durante a noite fizeram o favor de levar uma vinha quase todo a eito, ficando toda vindimada, com ajudantes destes daqui por uns anos nem vai ser necessário lá irmos, e assim cedo se acabaram os cachos, á hora de almoço estava tudo concluído.
Bem tudo não porque este nosso amigo com a sua boa forma de receber, bridou-nos com uma refeição que nos deixou retemperados e com forças para irmos esmagar os bagos e por o sumo nas talhas.
Montado o esmagador (longe vão os tempos da pisa), começou a fase final da nossa laboração. Uvas dentro do esmagador, o sumo começa a escorrer, fazem-se as primeiras leituras do grau que o sumo apresenta e com os primeiros vaticinios de que o vinho vai ser bom lá se começaram a encher as talhas.
Brincadeiras entre amigos, anedotas e histórias, assim se foi passando a tarde e quase sem se dar por isso está a "pisa" terminada, coisas da evolução, poupa-se muito tempo e trabalho com estas máquinas modernas.
Com as talhas cheias o material arrumado, é tempo de irmos até casa pois a vida do campo cansa o corpo que não está habituado, mas qual quê, este amigo ainda nos quer dar lanche, chamar lanche a um banquete destes. Este Manuel é assim, gosta de se rodear de bons amigos e depois dá-lhe com petiscos que de caminho não saimos lá de casa, isto é que é saber receber bem.
Tenho a agradecer este dia, espero que o vinho venha a ter a qualidade que merece.
Festas das vindimas, é isto mesmo, amigos, famíla, trabalho, convívio e um dia bem passado.
Mação ou Proença-a-Nova? Qual o concelho com mais fãs? Está aberta a guerra.
ResponderEliminarMação: http://www.facebook.com/pages/Macao/119757544746976
Proença-a-Nova: http://www.facebook.com/proencanova