terça-feira, 29 de dezembro de 2009

UM BOM 2010

DESEJO PARA O ANO DE 2010!

Mais um ano se passou e nas nossas terras pouco ou quase nada mudou, ou muito pelo contrário, mas o que mudou pode ter feito a diferença, senão vejamos, a Junta de Freguesia tem novas caras, o que até nem foi mau de todo pois verificaram-se algumas mudanças ao nível dos melhoramentos de estradas, uma acção positiva em todos os sentidos, mas não vamos ficar por aqui pois o que mais gostava de realçar nesta nossa freguesia do interior é a força e o querer de alguns e ainda resistentes que teimam em não deixar que sejamos esquecidos, são eles nomeadamente:


O Centro Social Cultural e Desportivo de Envendos, com os jogos de futebol que trazem animação aos fins-de-semana, as festas, os passeios a passagem de ano, enfim actividades que fazem com que a terra se mantenha com interesse. Isto tudo com as dificuldades que sabemos existir.

O Centro Cultural de São José das Matas que também se prontifica para realizar as mais variadas actividades como exemplo a festa da Páscoa, festa de Verão, Raid de TT, e em comunhão com o Centro de Dia de São José das Matas participarem nas feiras mostras realizadas no concelho e na freguesia.

O Grupo de Cicloturismo de São José das Matas que também anima a feira mostra da freguesia e promove os passeios de bicicleta e as caminhadas pelo concelho e que tanta gente trás até nós.

As Aldeias de São Bartolomeu que teimam todos os anos em fazer a sua festa de Verão e que tantos forasteiros atrai para as suas terras. São compostas pelas aldeias de Vale-da-Gama, Carrascal, Zimbreirinhas e Vale-Pedro-Dias.

Ao Centro de Convívio de Avessada, que com os seus eternos colaboradores, Paulo Machado, Tó Manuel e Carlos Contino, e, claro com a ajuda de todas as pessoas desta aldeia que tanto se envolvem e ajudam em prol da sua terra que tanto amam e estimam. É vê-los a fazer a sua reunião anual o magusto a passagem de ano etc., sem dúvida um bonito exemplo para todos.

Á Associação de Caçadores do Concelho de Mação, que embora seja uma associação cuja base primordial é a caça, também de alguma forma animam a freguesia com as suas acções ao redor da caça e que sempre dão uma outra vivência ás aldeias nesses dias, nomeadamente as montarias ao javali, as largadas às perdizes,até as próprias caçadas de fim-de-semana em que são divididos os convívios entre Vale-da-Gama e Avessada, o convívio anual com os proprietários onde são servidos um ou dois porcos assados no espeto, e, também as acções que desenvolvem no que diz respeito a semear hortas e campos para a fauna selvagem mas que também salvaguardam os campos para o futuro e evitam o avanço dos matagais. E que através do seu blogue mostram os seus eventos e divulgam as suas terras por esse mundo fora, num formato muito mais dedicado a um desporto específico mas que não deixa de ter um espaço reservado às suas origens.


Ao Abílio Dias que com a sua força de vontade a sua carolice, teimosia e o gosto infinito pelas suas terras e pelas suas gentes, criou e mantém a seu cargo os blogues da ALDEIA DE AVESSADA, OS AMIGOS DA SUECA, NOTICIAS DA FREGUESIA DE ENVENDOS, que nos mantém informados e que nos mostra de uma forma simples os usos e os costumes que estão cada vez mais a teimar em desaparecer.


Ao blogue da Aldeia de Vale-da-Gama que de uma forma muito metódica nos vai mostrando de uma forma didáctica as nossas aldeias e nos vai dando umas lições bem simpáticas sobre tudo um pouco.



Ao blogue do Marquitos de Avessada que apostou num “sítio” na internet que mostra o seu gosto pela natureza, é ele FAUNA E FLORA, visitem pois vale a pena e o gosto dele por tudo isto pode ser que sirva de fonte de inspiração para que mais jovens ganhem gosto por isto e pelas suas terras, parabéns a ele pela perseverança.


Ao blogue da aldeia de Zimbreira que embora com algumas dificuldades no início lá se vai mantendo e mostrando o que é a sua bonita aldeia da Zimbreira, as suas festas, as suas gentes. Como sabe os blogues são assim, para levar com calma.


Ao blogue e á rapaziada que pertencem a este grupo de escalada e que tão bem trata a nossa serra pondo em causa até a mim que as imagens que são apresentadas por eles sejam mesmo aqui da nossa zona, continuem a divulgar a nossa serra (ZIMBREIRA), que é bem bonita e que está a meu ver ao nível do melhor que para aí há por esse mundo fora.

A todos eles deixo uma palavra de apreço e espero que no futuro sejamos vistos de outra forma e o nosso valor seja reconhecido, também gostaria de ter uma palavra de agradecimento e o reconhecimento pela sua importância a todas as empresas sediadas na nossa freguesia e que não vou nomear para não falar de todas ou de nenhuma em particular e seria um erro da minha parte se me esquecesse de alguma. Os empregos que geram são muito importantes e representam muito para as famílias que deles dependem, por isso o facto de existirem é de todas as formas uma bênção para todos, continuem com o vosso excelente trabalho.
São a meu ver estas EMPRESAS, estas ASSOCIAÇÕES, estes GRUPOS, estes BLOGUES, estes CENTROS CULTURAIS, e esta JUNTA DE FREGUESIA quem faz da nossa terra a melhor de todas as terras do mundo e por isso o meu desejo para o ano de 2010 é que continuem com o vosso bom trabalho e não desistam nunca, a todos um grande bem-haja e obrigado por tudo aquilo que são.
DESEJO QUE EM 2010 CONTINUEM COM O VOSSO EXCELENTE TRABALHO, BOM ANO A TODOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário