quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Assaltantes deixam população de Envendos sem caixa multibanco

Presidente da junta não sabe se a empresa que gere a rede de caixas automáticas vai colocar um novo aparelho na freguesia.
Os habitantes de Envendos, freguesia localizada a 30 quilómetros a norte de Mação, estão sem multibanco desde o passado dia 7 de Dezembro, altura em que foi roubado o cofre da caixa de levantamento automático que estava instalada há seis anos no edifício da junta de freguesia, na Rua Oriental. Foi a primeira vez que o equipamento foi alvo da atenção dos amigos do alheio. A situação está a indignar alguns habitantes até porque, neste momento, o multibanco mais próximo localiza-se a 30 quilómetros, na vila de Mação.

Os ladrões entraram no edifício arrombando uma porta das traseiras, onde funciona o jardim-de-infância, e, através de uma escada metálica, removeram algumas placas de tecto falso conseguindo aceder ao piso superior onde estava instalada a máquina. Talvez com o recurso a rebarbadoras, os assaltantes conseguiram arrombar as fortes placas de aço e betão da máquina ATM e levaram o cofre da mesma com uma quantia de dinheiro indeterminada. Não mexeram em qualquer valor da junta de freguesia.

De acordo com o que O MIRANTE apurou, o assalto ocorreu de domingo para segunda-feira, numa madrugada “de muita chuva e frio” e não houve quaisquer testemunhas. Foi um dos funcionários da junta que deu pelo assalto quando foi trabalhar na segunda-feira de manhã. A GNR foi chamada ao local para investigar a ocorrência.

Na tarde do dia 14 de Dezembro, uma equipa técnica levou todo o equipamento, à revelia do executivo da junta de freguesia. De acordo com informações da autarquia local, “por questões de segurança”, o buraco onde se encontrava instalada a caixa foi tapado com tijolos e cimento.

Alguns habitantes manifestaram a sua preocupação com aquilo que pensam ser uma “retirada definitiva” do equipamento uma vez que tal situação obriga a população a ter de efectuar um total de quase 30 quilómetros “para levantar dinheiro ou simplesmente efectuar um carregamento de telemóvel”.

“Quem tem propriedade sobre o equipamento é a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e eles é que decidiram vir fazer o levantamento do equipamento para recuperar ou para mudar. Neste momento não há garantias de quando volta ou até mesmo se volta”, disse a O MIRANTE o actual presidente da junta de freguesia, João Luís Pereira (PS), que assume o cargo pela primeira vez desde Outubro.

O autarca realça a importância da população, cerca de mil habitantes, voltar a ter o equipamento à sua disposição até porque sendo este um local de passagem, a valência era utilizada por muitos automobilistas que saem do nó da A23 em direcção a Proença-a-Nova. “Temos toda a esperança e vamos fazer todos os esforços para que esta máquina ou uma nova seja colocada. As pessoas habituaram-se a ter o equipamento à sua disposição”, aponta João Luís Pereira.

O MIRANTE contactou a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) no sentido de obter mais esclarecimentos. Fonte oficial da empresa explicou que o terminal da caixa automática foi retirado do local em que se encontrava “uma vez que a reparação ou substituição dos cofres dos terminais apenas pode acontecer em instalações capazes de garantir condições técnicas e de segurança para a realização das referidas intervenções”. Quanto à reposição da mesma, esta entidade ressalva que “trata-se de uma decisão que cabe à entidade bancária a que a máquina pertence”, neste caso, a Caixa de Crédito Agrícola de Mação. Em caso de reposição, o banco terá de optar pela instalação de um equipamento novo ou aguardar que a reparação do equipamento retirado seja concluída. Tentamos contactar a Caixa de Crédito Agrícola mas não foi possível obter uma resposta até ao fecho desta edição.


Judiciária detém assaltantes de caixas multibanco

Num comunicado emitido a 16 de Dezembro, a Polícia Judiciária, através da Directoria de Centro, identificou e constituiu arguidos dois homens, presumíveis autores de vários furtos com arrombamento em caixas ATM, com recurso a maçaricos de corte e rebarbadoras, ocorridos nos últimos meses nas zonas de Cantanhede, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova e Castelo Branco. Nas buscas efectuadas em vários locais, numa das quais se contou com o apoio da GNR, foram encontrados e apreendidos objectos e documentos relacionados com a investigação em curso. Não se apurou, no entanto, se os assaltantes detidos serão os mesmos que perpetraram o assalto ocorrido em Envendos, Mação.

Sem comentários:

Enviar um comentário