sexta-feira, 19 de março de 2010

Estradas de Portugal não alarga via que liga Envendos à A23

A Estradas de Portugal (E.P) não prevê voltar a fazer qualquer alargamento dos troços das Estradas Regionais 351 e 359, que fazem a ligação da auto-estrada A23 à localidade de Envendos, concelho de Mação, com o argumento de que a largura mínima destas vias é de 5 metros. Contas diferentes faz João Matos Pereira (PS), actual presidente da Junta de Freguesia de Envendos que, munido de uma fita métrica, andou a medir a ER359. “Constatei que tem de largura, nalguns sítios, dois metros e noutros sítios 1,90 metros. Isto não lembra a ninguém no século XXI”, disse. Segundo o autarca, a antiga estrada nacional acolhe todos os dias a passagem de 35 camiões que se dirigem ou regressam da fábrica de engarrafamento de água da Unicer, no lugar de Ladeira de Envendos.
De acordo com informação das Estradas de Portugal enviada a O MIRANTE, na sequência de um pedido de esclarecimento feito em Novembro, a empresa fez a “reparação pontual do pavimento da ER351, entre Venda Nova e Envendos, numa extensão aproximada de 2,5 km”. Já em Outubro foram feitos o “alteamento e regularização de bermas, em ambos os troços, seguido da ceifa de ervas, limpeza de valetas e de passagens hidráulicas. Apesar desta intervenção, o problema de condicionamento de trânsito mantém-se, de acordo com João Matos Pereira. “Cada vez que se cruzam dois camiões há problemas. Estas duas vias precisam urgentemente de ser alargadas como deve ser”, aponta. O responsável reuniu recentemente com o director da Delegação Regional da E.P. mas saiu desanimado.
Outro aspecto do problema prende-se com uma intervenção que ocorreu no final do ano nessas vias. João Matos Pereira aponta que andaram a colocar - no troço entre Envendos e o nó da A23 - “uma pequena faixa de alcatrão a frio nas bermas existentes, sem as prepararem para tal”. O autarca atesta que, de facto, com esta intervenção alargou-se um pouco a via mas devido à chuva as bermas já estão a começar a abater e a ficar desniveladas, “o que acarreta muita insegurança nas ultrapassagens de carros ligeiros e camiões”.
Sem considerar que assim o seja, a Estradas de Portugal apenas acrescenta que está prevista, nos próximos meses, uma intervenção de reabilitação e reforço estrutural do pavimento para a ER351, entre Envendos e o limite de distrito de Castelo Branco.
in " O Mirante"

Sem comentários:

Enviar um comentário