sábado, 24 de julho de 2010

Estado e condições de circulação na EN 351 e EN359

Para:

E. P. Estradas de Portugal

(Relações Públicas)

Praça da Portagem

Pragal

2809-013Almada


FREGUESIA DE ENVENDOS
Contribuinte n.º 507479084

C/C; E.P. – Estradas de Portugal, S. A.

Exmo. Senhor Eng. Alcindo Cordeiro

Delegação de Santarém EP

EN 3, Km 40.200, São Pedro

2000 – 655 Santarém

Assunto: Estado e condições de circulação na EN 351 e EN 359

Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, fazendo eco das diversas reclamações que me vão chegando dos utentes da EN 359 ??, encontro-me preocupado pelas condições de circulação e segurança a que estão sujeitos os condutores ao percorrerem o troço entre Envendos e o Nó da A23, pelos motivos que se apresentam:

• Como é sabido, a referida estrada possui uma plataforma muito reduzida, não permitindo que dois veículos se cruzem com segurança, muito menos, quando se tratam de veículos pesados, cujo tráfego é muito significativo;

• Em tempos, a Estradas de Portugal, através da empresa de conservação corrente, para dar um pouco mais de largura e segurança à estrada procedeu à pavimentação das bermas com massas a frio, cujo melhoramento (?), na altura, nos deixou satisfeitos. Porém, passado algum tempo, as massas colocadas começaram a desagregar-se, muito provavelmente, porque os condutores na presunção de que aquilo era estrada firme (o que não se verificou), passaram a recorrer a essa sobre largura para garantia de segurança no cruzamento de veículos. No nosso entendimento, de pessoa comum, não de técnico, o problema reside na falta de capacidade de resistência dos solos das bermas às cargas rolantes, nomeadamente, do tráfego pesado.

Sem querermos “meter a foice em seara alheia”, julgamos que enquanto nas bermas não for aberta uma caixa com saneamento e substituição dos solos actuais por material apropriado e devidamente compactado, o problema manter-se-á.

Por tudo isto, solicitamos a V. Exa. a analise da situação e a ajustada providencia para a sua resolução, uma vez que estamos a ver que a, prometida e desejada, Variante de Envendos não sai do papel.

Com os melhores cumprimentos


O Presidente
(João Luís Pereira)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Rumo ao Alqueva

O destino estava traçado e as gentes estavam alinhadas. Assim, na madrugada do dia 6 de Julho, mais de 200 Envendenses iniciaram viagem rumo ao Alqueva. O passeio organizado pela Junta de Freguesia de Envendos estava aberto a todos os Envendenses aposentados e foi com o objectivo de lhes proporcionar uma viagem onde pudessem apreciar riqueza cultural e paisagística que o destino foi escolhido.

Os habitantes de Envendos seguiram em quatro autocarros de turismo alugados pela Junta de Freguesia e tiveram a primeira paragem na localidade de Fortios. Nesse local, todos optaram por tomar o pequeno-almoço que haviam preparado, ganhando assim a energia necessária para viver com boa-disposição esta viagem. Deste ponto, os viajantes seguiram até à Marina da Amieira, localizada na Albufeira do Alqueva, onde puderam observar o cais onde se encontravam ancoradas diversas embarcações.

Da Marina, seguiram todos para o ponto alto da viagem: a Barragem do Alqueva! Aí, os viajantes tiveram oportunidade de contemplar a beleza deste lago artificial, conhecido como o maior lago artificial da Comunidade Europeia. Este cenário de paz e tranquilidade convidou os participantes para o almoço. Assim, dirigiram-se em seguida para as instalações da Junta de Freguesia do Alqueva , onde foram simpaticamente recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia. Alguns participantes optaram por fazer um piquenique à sombra das árvores e outros almoçaram nas instalações cedidas pela Junta de Freguesia do Alqueva. Após o almoço, dois acordeonistas animaram o início da tarde com música tradicional que foi o mote para o baile que se seguiu. Os Envendenses seguiram a música e foi com alegria e entusiasmo que estes bailaram tarde fora.

Após este almoço convívio, os participantes tomaram novamente os seus lugares nos autocarros, onde seguiram acompanhados pelos referidos acordeonistas que marcaram presença desde o inicio da viagem, e foram até à Aldeia da Luz e depois a Monsaraz, onde puderam passear pelas bonitas ruas do Castelo.

O dia ia longo e a alma vinha cheia. Uma última paragem para um lanche, antes do regresso às terras de Envendos. No final, todos se mostraram satisfeitos com o passeio escolhido e com o convívio que o mesmo proporcionou. A Junta de Freguesia de Envendos agradece especialmente ao Presidente da Junta de Freguesia de Alqueva pela disponibilidade e entusiasmo com que recebeu os Envendenses e agradece naturalmente aos Envendenses que compareceram neste passeio com alegria e boa-disposição.

Segue slide:


O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos

João Luís Pereira

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Campo de Formação “A Expedição” – Barca da Amieira - Envendos - Mação

A empresa Círculo Estreito – Gestão de Actividades Desportivas, Lda. promove, pelo segundo ano, o Campo de Formação “A Expedição”. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Mação e que se realiza na Barca da Amieira, freguesia de Envendos, Concelho de Mação, durante o período de férias escolares.

Sob a temática da “Expedição”, a actividade tem como objectivos dar a conhecer aos participantes as funcionalidades dos instrumentos que lhes vão permitir resolver os problemas de uma expedição e treiná-los de modo a saber utilizá-los, optimizando as suas potencialidades.

Este será um interessante percurso pelos vários instrumentos que possibilitara, e ainda possibilitam, realizar algo tão desafiante como uma Expedição.

O Campo de Formação tem um programa composto por seis módulos: o Rappel; Máquinas simples (roldanas e alavancas); Cabos e nós; Orientação (maps/bússolas); Sistemas de comunicação: rádio-transmissores; Dinâmica de grupo/lideranças.

No final do Campo de Formação os alunos saberão identificar e compreender os problemas nas diferentes situações a treinar, bem como dominar e utilizar instrumentos de modo a ultrapassar os problemas impostos em cada situação a treinar.

Refira-se que esta actividade destina-se a jovens dos 10 aos 16 anos.

Datas de realização de cada semana de Campo de Formação:

– 1.ª semana: 11 a 16 de Julho de 2010 » Inscrição até 7 de Julho

– 2.ª semana: 25 a 30 de Julho de 2010 » Inscrição até 21 de Julho

– 3.ª semana: 22 a 27 de Agosto de 2010 » Inscrição até 18 de Agosto

Refira-se que, durante o Campo de Formação, os participantes vão permanecer na Barca da Amieira. Com o Tejo como pano de fundo, ficarão instalados numa casa composta por sala de estar, sala de jantar, 2 cozinhas, 5 quartos com beliches, 4 casas de banho e espaço exterior, dividida em rés-do-chão, 1.º e 2.º andar.

As inscrições estão abertas nas Piscinas Municipais de Mação ou na Câmara Municipal de Mação.

Para mais informações sobre o funcionamento do Campo, preços e inscrições (sobretudo pessoas de fora do Concelho), contactar os dois orientadores da iniciativa.

Michele LasCasas Rosa – Licenciada e pós-graduada em Ciências do Desporto. Orientadora em vários campos de formação: 919 627 226/965 206 976. E-mail: michelelascasasrosa@gmail.com

Miguel Moreira – Licenciado e Mestre em Ciências do Desporto e Doutorando em Ciências do Desporto e Educação Física. Orientador em vários campos de formação: 965 817 236

Fonte: Metronews