terça-feira, 11 de maio de 2010

Carta do Nosso Presidente

Exmo. Senhor Eng. Alcindo Cordeiro
Delegação de Santarém EP
EN 3, Km 40.200, São Pedro
2000 – 655 Santarém

Data: 26 de Abril de 2010

Assunto: Estado e condições de circulação na EN 351 e EN 359
C/C: E.P – Estradas de Portugal, S.A

Exmo Senhor Engenheiro,

Escrevo-lhe na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos com o objectivo de lhe expor um problema muito grave e que exige solução urgente.
O problema em questão prende-se com o mau estado do pavimento nas EN 351 e 359 e especialmente com a largura insuficiente das faixas de rodagem destas estradas.
Entendo que o problema exige solução urgente uma vez que se tratam de vias nas quais existe um movimento de circulação automóvel diário bastante grande, podendo contabilizar-se até cerca de 40 camiões que todos os dias circulam naquelas estradas. A elevada circulação está naturalmente relacionada com a localização da fábrica da Unicer na Aldeia da Ladeira, freguesia de Envendos, utilizando assim os camiões estas estradas para fazer a ligação entre a A23 e a referida fábrica.
No entanto e devido ao facto das faixas de rodagem serem demasiado estreitas, todos os dias se verificam sérios perigos de circulação que põem em causa a segurança de todos os condutores que são obrigados a desviar-se para as bermas quando se cruzam com veículos que circulam em sentido contrário.
Ora, se é missão das Estradas de Portugal garantir a circulação automóvel em condições de segurança, tal missão não está a ser cumprida nas referidas estradas, estradas essas que, conforme mencionado, relevam extrema importância para a circulação de camiões da fábrica da Unicer e também para os condutores ligeiros. A dimensão insuficiente das faixas de rodagem, prejudica assim as deslocações de e para a referida fábrica, afectando até o movimento normal da distribuição de mercadorias.
Concretamente, existem pontos críticos a assinalar:
1. Troço entre a Venda Nova e Envendos: as bermas da estrada estão todas destruídas e o alcatrão está a saltar aos poucos, o que constitui um sério perigo para a circulação de camiões, especialmente quando se cruzam em sentidos contrários.
2. À saída de Envendos: do lado esquerdo, existe um desnivelamento rápido de falha de estrada, terminando numa vala com grade de ferro, o que torna perigoso o cruzamento de um veículo ligeiro com um veículo pesado naquele local.
3. Centro da Vila de São José das Matas: as valetas têm uma profundidade exagerada, levando a terra e pondo em perigo o desabamento dos muros dos proprietários. Este trabalho foi iniciado pelas Estradas de Portugal mas não foi concluído pois foi realizado apenas em cerca de 30 metros da valeta, não tendo o problema sido resolvido desde logo na sua totalidade, o que é de lamentar porque de facto as valetas se encontram em muito mau estado. Não basta proceder à limpeza das bermas, é necessário garantir condições de segurança na circulação automóvel.
4. À saída de Envendos: existe uma subida muito perigosa com uma ribanceira do lado direito, com a via com alguma inclinação para a ribanceira, o que torna a circulação automóvel perigosa, uma vez que os camiões que passam nesse local, encostam-se todos para a faixa contrária, já de si muito estreita. É urgente a colocação de rails de protecção e a reparação da zona da via mais afectada.
5. Entre o nó da A23 e a Vila de Envendos: foi colocada nas bermas uma massa a frio em cima da berma existente, sem se ter feito uma caixa de preparação para depois então, ser colocada a respectiva massa de alcatrão. Tal procedimento combinado com o Inverno rigoroso, fez com que algumas bermas já estejam a ceder, o que poderia ter sido evitado, evitando-se também o investimento de dinheiro para, passado um ano, as bermas voltarem as más condições anteriores. De facto, a obra ali realizada minimizou o problema mas não o resolveu e entendo que estas situações devem sempre ser ponderadas a longo prazo.
O objectivo desta minha missiva é assim alertar para a exclusão da Variante de Envendos dos projectos de reparação e melhoramento das Estradas de Portugal. Todos estes troços de que falei necessitam de ser alargados ou de serem intervencionados com solução alternativa a indicar pelos responsáveis técnicos. O que não é aceitável é uma postura de falta de intervenção. Há que insistir e criar soluções para permitir a circulação em segurança nos referidos troços, contribuindo também para a continuidade das pequenas e médias empresas sediadas neste interior do país, porquanto as condições de circulação dos veículos de transporte de mercadorias são um factor que define a fixação ou não das empresas.
Deste modo, solicito à Delegação das Estradas de Portugal de Santarém que pense rapidamente numa solução para os troços da EN 351 entre Venda Nova e Envendos e EN 369 entre Envendos e a A23, atento o tráfego elevado que circula nestas vias, principalmente de veículos pesados, carecendo assim tais troços de uma atenção especial no encontro de uma solução para os problemas identificados.

Desta missiva, darei também conhecimento à sede das Estradas de Portugal, em Almada.

Aguardando uma resposta urgente para os problemas identificados, subscrevo-me com os melhores cumprimentos, estando disponível para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário.

O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos,

(João Luís Pereira)

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