sábado, 7 de novembro de 2009

Tomada de posse da Junta de Freguesia de Envendos

A tomada de posse dos novos órgãos autárquicos da freguesia de Envendos teve lugar no passado dia 30 de Outubro de 2009 pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia.
Numa cerimónia discreta, João Luís de Matos Pereira tomou oficialmente posse enquanto presidente da Junta de Freguesia de Envendos para o mandato que agora principia e finda no ano de 2013. Foram ainda eleitos Sandra Maria de Gama Martins e António Luís da Costa enquanto secretária e tesoureiro, respectivamente.
Quanto à eleição da Mesa da Assembleia de freguesia, Manuel Luís Matos Cristóvão será então o novo presidente da Assembleia, acompanhado pelo 1º secretário António Joaquim da Silva Alves e Maria da Graça Nabais Meleiro Ramos, que assume a função de 2º secretário.
Ainda durante a cerimónia, foi tempo dos presidentes de Junta e da Mesa da Assembleia frisarem a importância de unidade entre todos, em prol do desenvolvimento de Envendos.
Neste ponto, o ora Presidente da Junta de Freguesia aproveitou a ocasião para agradecer aos membros eleitos pelo seu esforço, dedicação e empenho.
Dirigindo-se ainda aos cidadãos da freguesia, o Presidente da Junta proferiu o seguinte discurso:
“Aos Envendenses, quero agradecer o apoio traduzido na expressiva votação. É com muito orgulho que esta equipa dirigirá o projecto de mudança que se propôs apresentar para esta Freguesia. Tudo faremos para honrar a distinção, trabalhando com afinco, determinação e energia. Aproveito também para Vos transmitir que no nosso entender mais importante do que cores partidárias, filiações políticas ou diferentes ideais está um objectivo comum a todos – Envendos. Gostaria, portanto, de aproveitar esta ocasião para me comprometer perante vós a atender todos de igual forma e a colaborar com quem assim o deseje, com vista a uma Freguesia melhor. Vamos defender com espírito de missão os legítimos direitos e interesses da nossa terra e população. Sem quaisquer distinções, seremos exigentes, reinvindicativos e ambiciosos”.
“ Estamos disponíveis para trabalhar para todos e com todos e em conjunto vamos dar voz a esta freguesia”, salientou ainda João Luís de Matos Pereira.
Ao acto assistiram ainda cidadãos que se associaram ao evento.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A MINHA APRESENTAÇÃO AOS VISITANTES

Olá a todos os Envendenses, habitantes de toda a freguesia no geral e a todos os internautas que nos visitam por este Mundo fora.

Chamo-me José Alberto Reizinho, tenho 44 anos, nasci na Pracana, no antigo bairro da EDP, por isso da freguesia de Envendos.
Resido e trabalho no Porto como Controlador de Circulação no Centro de Comando Operacional da REFER EPE.
Sou casado, tenho dois filhos de 14 e 13 anos, de nomes Diogo e Duarte e a minha mulher trabalha na Contabilidade da CP.
Sinto-me muito honrado com o convite que me foi feito pelos criadores (os pais) do blogue, para contribuir com o que quisesse enviar para a divulgação da nossa freguesia por esse Mundo fora.
Tenho um outro blogue, onde divulgo as peripécias do nosso grupo de caçadores que pertecem á Associação de Caçadores do Concelho de Mação e que desde já vos convido a visitar AQUI.
Como podeis compreender no que às notícias em cima da hora diz respeito é-me quase impossível falar delas e divulgá-las devido á distância física a que encontro, mas prometo que irei contribuir para que este sítio que é de todos tenha sempre um ponto de interesse para que seja por vós visitado, afinal há tantas histórias e outros interesses na nossa terra e que todos nós gostaríamos de ver aqui retratados, nesse sentido trabalharei e espero que todos quanto nos visitam possam também contribuir com algumas ideias e sugestões.
Finalizo aqui a minha apresentação e mais uma vez agradeço o gentil convite que me foi dirigido e aproveito para felicitar estas pessoas que assim demonstram interesse nas suas terras, nas suas gentes e estes novos meios que temos á nossa disposição servem para isto mesmo, ou seja divulgar o que é nosso, tanto quanto pudermos, pois dos governantes pouco se espera e as nossas terras merecem ser conhecidas e não esquecidas, somos decerto poucos, mas seremos capazes de o fazer com a nossa determinação, as pessoas que vivem nas nossas aldeias e que escolheram estas terras para trabalhar e viver, por vezes com muitas adversidades e sem os mimos que outros encontram nos grandes centros merecem não ficar esquecidos. Divulgar as nossas terras e as nossas gentes, é nesse sentido que irei trabalhar.
Bem ajam todos vós.
José Reizinho


VISTA GERAL DE ENVENDOS

ALGUMAS CASAS EM VALE-DA-GAMA

VISTA DA ESCOLA PRIMÁRIA DE VALE-DA-GAMA PARA A AVESSADA

VISTA PARA SÃO JOSÉ DAS MATAS

A BONITA SERRA DA ZIMBREIRA

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PJ no rasto de imagem roubada de capela do Vale de Grou, Envendos, Mação

A Polícia Judiciária encontra-se a investigar o roubo de uma imagem de uma Santa furtada a 25 de Setembro da capela de Nossa Senhora do Pranto, na localidade de Vale do Grou, Envendos, no concelho de Mação. “Não há dúvidas que foi mesmo roubada uma vez que a porta foi arrombada durante a noite e mais nada foi retirado da capela”, confirmou a O MIRANTE Alberto Tapadas, pároco local, sem, no entanto, querer acrescentar muitos pormenores sobre a ocorrência para não atrapalhar o trabalho das autoridades.
A imagem de pedra maciça é, segundo apurámos, “bastante valiosa” e já tinha sido furtada na década de 70 tendo vindo a ser encontrada, e posteriormente devolvida, pela antiga conservadora do Museu Municipal de Mação, Maria Amélia Pereira. Trata-se de uma imagem com dimensões médias que retrata a deposição da cruz de Jesus Cristo nos braços de sua mãe. A Polícia Judiciária tem em sua posse fotografias com vista a tentar identificar a imagem mas, até ao momento, sem resultados.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Falecimento

Fez ontem dia 26OUT09, um ano que se ausentou para a eternidade o nosso amigo Jorge Fernandes, natural de Ladeira, Envendos e residente em Mação.
Tinha na altura 48 anos e uma vida longa pela frente, deixando a esposa grávida onde vieram a nascer duas filhas gémeas.


A missa do 1.º aniversário da sua morte, vai-se realizar no próximo dia 30 de Outubro de 2009, (Sexta-Feira) pelas 18H00, na Igreja Matriz de Mação.


E assim sendo recordaremos para sempre o nosso amigo Jorge e que a sua alma descanse em paz.


Desejo o melhor do mundo para as filhas e esposa.

domingo, 18 de outubro de 2009

Furto de veículo em Envendos

Na noite de 16/17 de Outubro de 2009, em Envendos, junto aos correios foi furtado, por desconhecido(s), um veículo de marca Fiat Uno.
O mesmo veio a ser recuperado em Chamusca pela GNR Local.
A Investigação está a cargo do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana de Abrantes.