sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

S. José das Matas - Festa de convívio dos "Josés"

Vai-se realizar no próximo dia 19 de Março de 2011, mais um convívio dos "Josés" de S. José das Matas, coincidindo com o dia de S. José.
Caso esteja interessado confirmar a sua presença até dia 13 de Março de 2011, através dos seguintes elementos:
José Lopes: 241 556 362
José Murta : 965 335 892
José Vital: 918 274 688

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Carta enviada à REFER

Assunto: Instalação de abrigos na Estação de Caminhos de Ferro da Barca da Amieira/Envendos

Exmo. Senhor Presidente do Conselho de Administração,

Apresentando os meus respeitosos cumprimentos, escrevo-lhe na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos, com vista a expor-lhe uma situação que é merecedora da V/ atenção.

Como V.Ex.a certamente tem conhecimento, a Freguesia de Envendos, pertencente ao Concelho de Mação e localizada no distrito de Santarém, é servida pela rede ferroviária da Linha da Beira-Baixa através da estação de caminhos-de-ferro da Barca da Amieira/Envendos.

São ainda muitos os cidadãos que recorrem a este meio de transporte, em detrimento do transporte rodoviário. Trata-se de uma freguesia com uma população envelhecida e de baixos recursos económicos pelo que a rede ferroviária é normalmente eleita para a realização das viagens necessárias. No entanto e não obstante utilizarem com frequência o meio de transporte ferroviário, fazem-no em condições que não asseguram os patamares de conforto e segurança desejáveis.

De facto, a estação da Barca da Amieira/Envendos, não possui quaisquer abrigos de espera. Assim, os utentes aguardam os comboios sem o mínimo de conforto e de defesa do frio e chuva e demais condições climatéricas adversas, o que afecta seriamente a sua saúde. A isto acrescem ainda os problemas de segurança que são gerados pela ausência da devida protecção.

Acresce que esta estação faz ainda parte de um roteiro histórico e turístico da Linha da Beira Baixa e como tal é merecedora de uma atenção maior do que a que tem recebido até agora. De facto, são muitos os turistas e viajantes que escolhem viajar de comboio e fazer este percurso junto ao Tejo, a partir do Entroncamento, a pelo que a importância história e turística desta estação justifica também um investimento na mesma.

Entende a Junta de Freguesia de Envendos que é dever da REFER, EPE garantir as condições necessárias para a utilização do transporte ferroviário, incluindo-se nessas condições a instalação das estruturas que permitam uma espera e tomada e largada de passageiros em condições dignas. Os habitantes da Freguesia há muito que me dão conta do seu descontentamento e preocupação com esta situação e do seu sério interesse em que a mesma possa ser solucionada de modo a melhorar as condições de transporte dos passageiros, bem como e quem sabe, de molde a atrair até mais utilizadores.

A importância da instalação destes abrigos é inegável e entende a Junta de Freguesia que a realização desta obra se mostra essencial ao bom funcionamento da referida estação de comboios, representando a sua instalação uma melhoria significativa e sem grandes custos associados.

Deste modo, vem assim a Junta de Freguesia de Envendos, requerer a V.Ex.a a instalação de abrigos na estação de comboios da Barca da Amieira/Envendos de modo a criarem-se condições de conforto e segurança para todos os passageiros que utilizam a referida estação.

A Junta de Freguesia de Envendos está disponível e terá muito gosto em receber a Refer, EPE nas suas instalações caso tal seja do V/ interesse.

Fico a aguardar uma resposta a esta exposição pois estou certo que a V/ intervenção será determinante na resolução da presente questão.
Melhores cumprimentos
O Presidente

_____________________________

João Luís Pereira