sábado, 6 de novembro de 2010

IDOSOS EM SEGURANÇA

As Burlas a Idosos no ano de 2009 foram cerca de 20% registando-se na área da responsabilidade da GNR 322 Crimes num total de 1.587.

Como se continua a verificar no presente Ano uma continuação da prática deste Ilícito, vai a Guarda Nacional Republicana de Mação efectuar uma palestra / esclarecimento nas Instalações da Junta de Freguesia de Envendos, no dia 11 de Novembro de 2010 às 10H00, para todos os idosos e população em Geral que lá se queiram deslocar.

Desde já o nosso Agradecimento.

ALGUNS ASPECTOS A TER EM CONTA

Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança (BURLAS)

- Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas em casa, sem ter certeza quem elas são;

- Evite dar informações sobre a sua vida ou de vizinhos a pessoas estranhas;

- Se for abordado com conversas do tipo “conto do vigário”, propondo a troca de dinheiro por outros favores, ou de que o dinheiro já não está em circulação e vai ser destruído, não se deixe convencer;

- Este tipo de criminalidade é efectuada por indivíduos cuja apresentação e postura não levanta suspeitas, bem falantes e bem apresentados, apresentando conhecer bem a vida das pessoas, tentando ganhar assim confiança das pessoas;

- São em grupos de 2, na faixa etária dos 30 a 40 anos;

- Por vezes estas pessoas fazem-se passar por entidades do estado (Segurança Social, Impostos, etc)

Para qualquer esclarecimento, duvida, ou apresentar alguma queixa contactar o Posto da GNR de Mação pelo telefone 241572222.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Insistência na requalificação/alargamento da EN 359 entre Envendos e o nó da A23

Exmo Senhor

Director do Gabinete de Relações Institucionais EP

António Manuel Rodrigues

C/C

Director da Delegação de Santarém EP

Eng. Alcindo Cordeiro

Escrevo-lhe mais uma vez na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia de Envendos e em resposta à V/ missiva de 15/07/10, a qual agradeço.

Em primeiro lugar, cumpre-me informar que foi com espanto que tomei conhecimento da informação prestada por Vós no sentido de que não está previsto o alargamento da plataforma da estrada n.º 359. Questiono-me como é possível que assumam esta posição quando, de facto, a referida estrada tem apenas e só 4 metros de largura, e nalguns locais apenas 3.95 metros, dimensões estas que poderão ser comprovadas por qualquer técnico no local. Tenho na minha posse diversos ficheiros fotográficos que atestam a veracidade desta informação, pelo que não se compreende a postura assumida pelas Estradas de Portugal, já que está à vista de todos que esta estrada tem um perfil transversal MUITO reduzido.

Informam igualmente V.Ex.as que nos V/ planos de actuação terão que atender a uma série de prioridades, como o estado de conservação, o volume de tráfego e a sinistralidade registada, o que reconheço serem importantes critérios a considerar. Assim e no que concerne ao primeiro critério, o estado de conservação actual é péssimo. Quanto ao volume de tráfego verificado, permita-me a sinceridade das minhas palavras mas só um cego é que não vê o tráfego intenso e diário de veículos pesados que circulam de e para a Ladeira de Envendos e vice-versa. É também bem visível e conhecida a dificuldade destes veículos pesados se cruzarem com veículos ligeiros, dificuldade esta que é severamente acentuada, quando circulam dois camiões em sentido diverso.

Quanto ao último critério – sinistralidade registada – devo transmitir-lhes que a V/ posição quanto a este ponto me deixou seriamente preocupado: então o Gabinete das Estradas de Portugal está à espera que se acentue o n.º de acidentes com vítimas para antecipar as obras? De facto, a forma como a V/ posição foi transmitida na carta que me endereçaram denota alguma falta de cuidado e respeito por todas as vidas que circulam naquela estrada diariamente e principalmente por aqueles que nesta estrada já viveram episódios traumáticos e extremamente perturbadores. A este propósito esclareço que ainda no passado dia 12/10/10 pelas 14h45 no cruzamento entre um camião e uma carrinha frigorífica que circulavam em sentidos contrários ocorreu mais um acidente de viação, conforme está reportado no relatório da Brigada de Trânsito da GNR. Felizmente, não resultaram deste acidente quaisquer vítimas mas não podemos continuar a contar com o factor sorte para resolver este problema. A questão exige a V/ atenção de modo a criar condições de segurança que neste momento não existem e que não vão com certeza ser criadas com intervenções pontuais. Se não se conseguir circular em condições de segurança, então as Estradas de Portugal não estão a cumprir os seus objectivos!

Por outro lado, não consegue compreender-se que ao passar-se da Barca da Amieira para a Amieira do Tejo, a estrada 359 já apresente um traçado completamente diferente, com bom piso e um perfil muito mais largo: Portugal é o mesmo, só o Distrito é que muda, mas somos todos contribuintes!

Por todas estas razões requer-se a V.Exas que tenham bom senso na análise desta questão e que concentrem esforços na sua resolução definitiva e não apenas através de intervenções pontuais. Mais, não se entende que se fale na beneficiação da Estrada 351 prevista para 2012, estrada esta que levou há pouco tempo um tapete novo, uma pintura nova e colocação de rails à saída de Envendos, quando se mostra de extrema importância e muito urgente, pelas razões acima expostas, a criação de uma solução para o troço de apenas 2.8 KM entre Envendos e o nó da A23.

Conto com a V/ resposta cabal para este problema pois estou certo que se preocupam com os nossos cidadãos e que não querem contribuir para a ocorrência de acidentes neste local. Estou disponível para dialogar e acompanhar-vos naquilo que entenderem por necessário mas os cidadãos necessitam de soluções que não envolvam apenas a monitorização do estado e condições de circulação na via e a V/ intervenção “sempre que necessário”. Aliás, desde já se alerta para que no momento actual, já há bermas sem alcatrão e muito desniveladas e ainda não nem sequer começou o Inverno. Caso V.Exas não assegurem as condições de segurança neste troço, eu próprio terei que alertar os utilizadores da via para a existência de um PERFIL MUITO REDUZIDO, para a necessidade de circular com muita precaução, manutenção da atenção e para a dificuldade das ultrapassagens (necessário parar), naquele troço.

Não quero que seja necessário ocorrerem mais acidentes para que esta situação seja resolvida e estou certo que se V.Ex.as também têm respeito pela vida humana, o que não duvido, também o não desejam. Assim, deverá este problema ser resolvido antes que exista uma estatística negra para tão pequeno troço.

Por último e como devem com certeza compreender, irei acompanhar este assunto durante o meu mandato e dedicar-lhe-ei toda a minha atenção e persistência. Entendam que se não forem criadas as condições de segurança necessárias ou se não me for transmitida a perspectiva de criação de uma solução para o problema, terei que divulgar esta questão de claro interesse geral.



Aguardando uma resposta urgente para os problemas identificados, subscrevo-me com os melhores cumprimentos, estando disponível para qualquer esclarecimento adicional que entendam necessário.

Com os melhores cumprimentos,

Segue slide:



O Presidente


(João Luís Pereira)