sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FESTA DAS VINDIMAS



A FESTA DAS VINDIMAS

Quando chega o mês de Setembro, começam os preparativos para se fazerem as vindimas.
Aqui nas nossas aldeias, as famílias e amigos reunem-se e juntos fazem as colheitas. Andam ocupados durante uma ou duas semanas, indo ora para uns, ora para outros, até que todos estejam com as uvas já esmagadas e o sumo a fermentar dentro das talhas. Talhas de barro que dão este sabor tão singular e tão especial ao nosso vinho.É uma festa autêntica, esta reunião de familiares e amigos que se juntam nesta ocasião. Desta vez tive a honra e o previlégio de ser convidado para uma destas vindimas. Este convite foi-me feito pelo amigo Manuel que vive na aldeia do Carrascal, freguesia de Envendos, Concelho de Mação, Beira-Baixa.
Cedo nos reunimos para começar a apanhar as uvas, o dia começou com fortes indicios de chuva pois o céu estava nublado, dando um certo alívio aos dias de calor que até então se vinham fazendo sentir. Foi "sol de pouca dura" logo que se dissipou o nevoeiro o Senhor Sol começou a castigar-nos as costas com os seus fortes raios. Mas a equipa de trabalho era boa, também fomos ajudados por uma vara de javalis que durante a noite fizeram o favor de levar uma vinha quase todo a eito, ficando toda vindimada, com ajudantes destes daqui por uns anos nem vai ser necessário lá irmos, e assim cedo se acabaram os cachos, á hora de almoço estava tudo concluído.
Bem tudo não porque este nosso amigo com a sua boa forma de receber, bridou-nos com uma refeição que nos deixou retemperados e com forças para irmos esmagar os bagos e por o sumo nas talhas.
Montado o esmagador (longe vão os tempos da pisa), começou a fase final da nossa laboração. Uvas dentro do esmagador, o sumo começa a escorrer, fazem-se as primeiras leituras do grau que o sumo apresenta e com os primeiros vaticinios de que o vinho vai ser bom lá se começaram a encher as talhas.
Brincadeiras entre amigos, anedotas e histórias, assim se foi passando a tarde e quase sem se dar por isso está a "pisa" terminada, coisas da evolução, poupa-se muito tempo e trabalho com estas máquinas modernas.
Com as talhas cheias o material arrumado, é tempo de irmos até casa pois a vida do campo cansa o corpo que não está habituado, mas qual quê, este amigo ainda nos quer dar lanche, chamar lanche a um banquete destes. Este Manuel é assim, gosta de se rodear de bons amigos e depois dá-lhe com petiscos que de caminho não saimos lá de casa, isto é que é saber receber bem.
Tenho a agradecer este dia, espero que o vinho venha a ter a qualidade que merece.
Festas das vindimas, é isto mesmo, amigos, famíla, trabalho, convívio e um dia bem passado.



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Visita do Sr. Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco à Sede da Junta de Freguesia de Envendos

No passado dia 8 de Setembro, tivemos a felicidade de receber o Sr. Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco na sede da Junta de Freguesia de Envendos.
A receber o Sr. Bispo, que veio acompanhado pelo Sr. Padre Alberto, esteve presente o Presidente da Junta, o Secretário e o Tesoureiro.
O Executivo da Junta de Freguesia de Envendos recebeu-os na sala de assembleia onde puderam conversar e confraternizar com todos os presentes.
A Junta de Freguesia de Envendos teve ainda a honra entregar ao Sr. Bispo umas singelas ofertas como recordação da sua passagem pela freguesia de Envendos.
Seguiu-se um agradável jantar no salão paroquial, a convite do Sr. Padre Alberto.~

Segue slide:


O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos
(João Luís Pereira)

Envendos em Movimento: Jovens na Freguesia

Na sequência da aprovação da candidatura da Junta de Freguesia de Envendos no programa “Ocupação dos Tempos Livres para Jovens”, desenvolvido pelo Instituto Português da Juventude, durante o mês de Agosto, a Freguesia de Envendos pôde contar com a colaboração de quatro jovens para a área do Património.
Os trabalhos realizados por estes jovens centraram-se na pintura e consequente recuperação de diversos fontanários, fontes e chafarizes da nossa freguesia.
Após a conclusão dos trabalhos e na qualidade de gestor deste projecto, é para mim uma honra e orgulho afirmar que estes jovens foram um exemplo de profissionalismo, bom comportamento e competência e evidenciaram ao longo dos trabalhos um notável espírito de equipa, tendo sido atribuída a classificação de Bom a todos os participantes neste projecto.
Assim e porque o seu trabalho de qualidade e comportamento exemplar merece ser destacado, divulgam-se aqui os nomes dos participantes neste projecto: Jorge Miguel Maldonado Martins, Rodrigo José Pires Dias, Rodrigo José Santos Murta e André Fernandes Martins, naturais de Envendos e São José das Matas.
A Junta de Freguesia de Envendos mostra-se muito satisfeita com o sucesso deste projecto e continuará a diligenciar pela sua participação neste tipo de iniciativas.

Segue slide:


O Presidente da Junta de Freguesia de Envendos
(João Luís Pereira)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Envendos quer alargar estrada 359

A RESPOSTA DAS ESTRADAS DE PORTUGAL

Quanto à Estrada 359 reconhecemos tratar-se de um perfil transversal reduzido (cerca de 5 metros). Nos últimos cinco anos registámos um acidente (sem vítimas) neste troço. Até à realização de obras de beneficiação serão efectuadas intervenções pontuais no pavimento para a manutenção das necessárias condições de circulação e segurança. Até à realização de obras de beneficiação serão efectuadas intervenções pontuais no pavimento. Entretanto, está planeada para o ano de 2012 a beneficiação do pavimento e reforço da capacidade estrutural da Estrada 351.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Caminhantes da Paz em Envendos

No passado dia 12 de Julho o Grupo de Jovens Caminhantes da Paz, de Retaxo (Castelo Branco), grupo ligado à paróquia e aos Missionários Combonianos, esteve presente na paróquia de Envendos, ver mais em: www.portalegre-castelobranco.pt/article.php?cod=176

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Envendos - Feira Anual

No próximo dia 05 de Setembro de 2010 (1º Domingo de Setembro), irá ter lugar a tradicional feira anual em Envendos, nesta feira poderá encontrar os mais diversos artigos.