quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MONTARIA AOS JAVALIS EM ENVENDOS



A direcção da Associação de Caçadores do Concelho de Mação irá realizar uma montaria no dia 09 de Janeiro de 2010.
Todos os sócios que quiserem estar presentes neste evento e demais caçadores do país, nomeadamente da nossa freguesia, serão bem-vindos a este grande evento e não se arrependerão pois o programa que está lançado será recheado de pequenas surpresas.

Vamos fazer deste dia uma festa que dará uma imagem diferente da Associação de Caçadores do Concelho de Mação a mais antiga associação de caça do concelho. Será desta forma que mostraremos a todos que estamos a mudar o panorama da caça no nosso concelho e que somos uma força a ter em conta na freguesia de Envendos como pólo de desenvolvimento para as nossas terras.

Vamos trazer as pessoas para a rua para confraternizar e imbuírem-se deste espírito que deambula em volta da caça principalmente das montarias ao javali.

Pelos apoios dados quero desde já agradecer á Câmara Municipal de Mação, e á Junta de Freguesia de Envendos.

INSCRIÇÕES ATÉ AO DIA 07 DE JANEIRO A CARGO DE:
JORGE MATOS: TLM: 927 429 212
VICTOR GONÇALVES: TLM: 919 198 969

CONCENTRAÇÃO: PAVILHÃO GIMNODESPORTIVO DE ENVENDOS ÀS 08H00.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

UM BOM 2010

DESEJO PARA O ANO DE 2010!

Mais um ano se passou e nas nossas terras pouco ou quase nada mudou, ou muito pelo contrário, mas o que mudou pode ter feito a diferença, senão vejamos, a Junta de Freguesia tem novas caras, o que até nem foi mau de todo pois verificaram-se algumas mudanças ao nível dos melhoramentos de estradas, uma acção positiva em todos os sentidos, mas não vamos ficar por aqui pois o que mais gostava de realçar nesta nossa freguesia do interior é a força e o querer de alguns e ainda resistentes que teimam em não deixar que sejamos esquecidos, são eles nomeadamente:


O Centro Social Cultural e Desportivo de Envendos, com os jogos de futebol que trazem animação aos fins-de-semana, as festas, os passeios a passagem de ano, enfim actividades que fazem com que a terra se mantenha com interesse. Isto tudo com as dificuldades que sabemos existir.

O Centro Cultural de São José das Matas que também se prontifica para realizar as mais variadas actividades como exemplo a festa da Páscoa, festa de Verão, Raid de TT, e em comunhão com o Centro de Dia de São José das Matas participarem nas feiras mostras realizadas no concelho e na freguesia.

O Grupo de Cicloturismo de São José das Matas que também anima a feira mostra da freguesia e promove os passeios de bicicleta e as caminhadas pelo concelho e que tanta gente trás até nós.

As Aldeias de São Bartolomeu que teimam todos os anos em fazer a sua festa de Verão e que tantos forasteiros atrai para as suas terras. São compostas pelas aldeias de Vale-da-Gama, Carrascal, Zimbreirinhas e Vale-Pedro-Dias.

Ao Centro de Convívio de Avessada, que com os seus eternos colaboradores, Paulo Machado, Tó Manuel e Carlos Contino, e, claro com a ajuda de todas as pessoas desta aldeia que tanto se envolvem e ajudam em prol da sua terra que tanto amam e estimam. É vê-los a fazer a sua reunião anual o magusto a passagem de ano etc., sem dúvida um bonito exemplo para todos.

Á Associação de Caçadores do Concelho de Mação, que embora seja uma associação cuja base primordial é a caça, também de alguma forma animam a freguesia com as suas acções ao redor da caça e que sempre dão uma outra vivência ás aldeias nesses dias, nomeadamente as montarias ao javali, as largadas às perdizes,até as próprias caçadas de fim-de-semana em que são divididos os convívios entre Vale-da-Gama e Avessada, o convívio anual com os proprietários onde são servidos um ou dois porcos assados no espeto, e, também as acções que desenvolvem no que diz respeito a semear hortas e campos para a fauna selvagem mas que também salvaguardam os campos para o futuro e evitam o avanço dos matagais. E que através do seu blogue mostram os seus eventos e divulgam as suas terras por esse mundo fora, num formato muito mais dedicado a um desporto específico mas que não deixa de ter um espaço reservado às suas origens.


Ao Abílio Dias que com a sua força de vontade a sua carolice, teimosia e o gosto infinito pelas suas terras e pelas suas gentes, criou e mantém a seu cargo os blogues da ALDEIA DE AVESSADA, OS AMIGOS DA SUECA, NOTICIAS DA FREGUESIA DE ENVENDOS, que nos mantém informados e que nos mostra de uma forma simples os usos e os costumes que estão cada vez mais a teimar em desaparecer.


Ao blogue da Aldeia de Vale-da-Gama que de uma forma muito metódica nos vai mostrando de uma forma didáctica as nossas aldeias e nos vai dando umas lições bem simpáticas sobre tudo um pouco.



Ao blogue do Marquitos de Avessada que apostou num “sítio” na internet que mostra o seu gosto pela natureza, é ele FAUNA E FLORA, visitem pois vale a pena e o gosto dele por tudo isto pode ser que sirva de fonte de inspiração para que mais jovens ganhem gosto por isto e pelas suas terras, parabéns a ele pela perseverança.


Ao blogue da aldeia de Zimbreira que embora com algumas dificuldades no início lá se vai mantendo e mostrando o que é a sua bonita aldeia da Zimbreira, as suas festas, as suas gentes. Como sabe os blogues são assim, para levar com calma.


Ao blogue e á rapaziada que pertencem a este grupo de escalada e que tão bem trata a nossa serra pondo em causa até a mim que as imagens que são apresentadas por eles sejam mesmo aqui da nossa zona, continuem a divulgar a nossa serra (ZIMBREIRA), que é bem bonita e que está a meu ver ao nível do melhor que para aí há por esse mundo fora.

A todos eles deixo uma palavra de apreço e espero que no futuro sejamos vistos de outra forma e o nosso valor seja reconhecido, também gostaria de ter uma palavra de agradecimento e o reconhecimento pela sua importância a todas as empresas sediadas na nossa freguesia e que não vou nomear para não falar de todas ou de nenhuma em particular e seria um erro da minha parte se me esquecesse de alguma. Os empregos que geram são muito importantes e representam muito para as famílias que deles dependem, por isso o facto de existirem é de todas as formas uma bênção para todos, continuem com o vosso excelente trabalho.
São a meu ver estas EMPRESAS, estas ASSOCIAÇÕES, estes GRUPOS, estes BLOGUES, estes CENTROS CULTURAIS, e esta JUNTA DE FREGUESIA quem faz da nossa terra a melhor de todas as terras do mundo e por isso o meu desejo para o ano de 2010 é que continuem com o vosso bom trabalho e não desistam nunca, a todos um grande bem-haja e obrigado por tudo aquilo que são.
DESEJO QUE EM 2010 CONTINUEM COM O VOSSO EXCELENTE TRABALHO, BOM ANO A TODOS.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Junta de freguesia de Envendos organiza ceia de Natal

A Junta de Freguesia de Envendos, concelho de Mação, juntou na noite de 15 de Dezembro cerca de 20 pessoas, entre funcionários, colaboradores, autarcas e convidados da câmara municipal, numa ceia de Natal que teve lugar num restaurante da localidade. O presidente da junta, João Luís Pereira (PS), entregou um presente ao presidente da Câmara Municipal de Mação - representado pelo vice-presidente Vasco Estrela e pelo vereador António Louro – e que foi uma fotografia emoldurada da praia fluvial do Pego da Rainha, um local da freguesia de Envendos que o autarca desejaria ver mais explorado turisticamente no futuro.
Por: Jornal O Mirante

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Assaltantes deixam população de Envendos sem caixa multibanco

Presidente da junta não sabe se a empresa que gere a rede de caixas automáticas vai colocar um novo aparelho na freguesia.
Os habitantes de Envendos, freguesia localizada a 30 quilómetros a norte de Mação, estão sem multibanco desde o passado dia 7 de Dezembro, altura em que foi roubado o cofre da caixa de levantamento automático que estava instalada há seis anos no edifício da junta de freguesia, na Rua Oriental. Foi a primeira vez que o equipamento foi alvo da atenção dos amigos do alheio. A situação está a indignar alguns habitantes até porque, neste momento, o multibanco mais próximo localiza-se a 30 quilómetros, na vila de Mação.

Os ladrões entraram no edifício arrombando uma porta das traseiras, onde funciona o jardim-de-infância, e, através de uma escada metálica, removeram algumas placas de tecto falso conseguindo aceder ao piso superior onde estava instalada a máquina. Talvez com o recurso a rebarbadoras, os assaltantes conseguiram arrombar as fortes placas de aço e betão da máquina ATM e levaram o cofre da mesma com uma quantia de dinheiro indeterminada. Não mexeram em qualquer valor da junta de freguesia.

De acordo com o que O MIRANTE apurou, o assalto ocorreu de domingo para segunda-feira, numa madrugada “de muita chuva e frio” e não houve quaisquer testemunhas. Foi um dos funcionários da junta que deu pelo assalto quando foi trabalhar na segunda-feira de manhã. A GNR foi chamada ao local para investigar a ocorrência.

Na tarde do dia 14 de Dezembro, uma equipa técnica levou todo o equipamento, à revelia do executivo da junta de freguesia. De acordo com informações da autarquia local, “por questões de segurança”, o buraco onde se encontrava instalada a caixa foi tapado com tijolos e cimento.

Alguns habitantes manifestaram a sua preocupação com aquilo que pensam ser uma “retirada definitiva” do equipamento uma vez que tal situação obriga a população a ter de efectuar um total de quase 30 quilómetros “para levantar dinheiro ou simplesmente efectuar um carregamento de telemóvel”.

“Quem tem propriedade sobre o equipamento é a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) e eles é que decidiram vir fazer o levantamento do equipamento para recuperar ou para mudar. Neste momento não há garantias de quando volta ou até mesmo se volta”, disse a O MIRANTE o actual presidente da junta de freguesia, João Luís Pereira (PS), que assume o cargo pela primeira vez desde Outubro.

O autarca realça a importância da população, cerca de mil habitantes, voltar a ter o equipamento à sua disposição até porque sendo este um local de passagem, a valência era utilizada por muitos automobilistas que saem do nó da A23 em direcção a Proença-a-Nova. “Temos toda a esperança e vamos fazer todos os esforços para que esta máquina ou uma nova seja colocada. As pessoas habituaram-se a ter o equipamento à sua disposição”, aponta João Luís Pereira.

O MIRANTE contactou a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) no sentido de obter mais esclarecimentos. Fonte oficial da empresa explicou que o terminal da caixa automática foi retirado do local em que se encontrava “uma vez que a reparação ou substituição dos cofres dos terminais apenas pode acontecer em instalações capazes de garantir condições técnicas e de segurança para a realização das referidas intervenções”. Quanto à reposição da mesma, esta entidade ressalva que “trata-se de uma decisão que cabe à entidade bancária a que a máquina pertence”, neste caso, a Caixa de Crédito Agrícola de Mação. Em caso de reposição, o banco terá de optar pela instalação de um equipamento novo ou aguardar que a reparação do equipamento retirado seja concluída. Tentamos contactar a Caixa de Crédito Agrícola mas não foi possível obter uma resposta até ao fecho desta edição.


Judiciária detém assaltantes de caixas multibanco

Num comunicado emitido a 16 de Dezembro, a Polícia Judiciária, através da Directoria de Centro, identificou e constituiu arguidos dois homens, presumíveis autores de vários furtos com arrombamento em caixas ATM, com recurso a maçaricos de corte e rebarbadoras, ocorridos nos últimos meses nas zonas de Cantanhede, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova e Castelo Branco. Nas buscas efectuadas em vários locais, numa das quais se contou com o apoio da GNR, foram encontrados e apreendidos objectos e documentos relacionados com a investigação em curso. Não se apurou, no entanto, se os assaltantes detidos serão os mesmos que perpetraram o assalto ocorrido em Envendos, Mação.

BOAS FESTAS

Os administradores, contribuidores e colaboradores deste Blog desejam a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Que esta quadra festiva seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo.